UTITA REATIVA CONSULTA DE CESSAÇÃO TABÁGICA
31 de maio: Dia Mundial sem tabaco
31 de maio: Dia Mundial sem tabaco
O Dia Mundial sem Tabaco é uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), que visa desencorajar a utilização de tabaco sob qualquer forma e apelar às pessoas, ao público e aos governos para que tomem medidas para promover um estilo de vida sem fumo (1).
O tabagismo é considerado pela OMS como uma doença de foro respiratório, dado que os seus compostos químicos, causam dependência e alterações nos indivíduos que fumam (1).
A OMS estima que, todos os anos, os produtos de tabaco matam mais de 8 milhões de pessoas e, destas, mais de um milhão de pessoas morrem de exposição ao fumo passivo (1).
A Unidade de Tratamento Intensivo de Toxicodependências e Alcoolismo do Hospital das Forças Armadas (UTITA-HFAR), sediada na Base Naval de Lisboa– Alfeite, reativou a consulta de cessação tabágica, aberta a toda a família militar.
O programa de cessação tabágica da UTITA tem como objetivo principal a diminuição da prevalência do tabagismo nas Forças Armadas e nas Forças de Segurança, e como objetivo especifico o apoio clínico e diferenciado aos militares e familiares que decidem deixar de fumar, através da consulta de cessação tabágica.
A consulta de tabagismo é realizada por uma equipa multidisciplinar e divide-se em três momentos: triagem de enfermagem; consulta de psicologia clínica e consulta médica, que acontecem por esta ordem e no mesmo dia. Estes atos clínicos complementam-se, uma vez que a dependência tabágica tem na sua génese fatores biológicos, psicológicos e sociais, e por isso na cessação também se atua nestas diferentes vertentes.
O cigarro é constituído por 5000 substâncias tóxicas, sendo 80 delas cancerígenas. O tabagismo é a dependência física e psicológica da nicotina, uma substância tóxica presente no tabaco e que reduz a irrigação sanguínea nos tecidos e no sistema nervoso central. O tabagismo é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de várias doenças e é a 1ª causa de morte evitável no mundo. É fundamental uma intervenção para minimizar o impacto deste na saúde e parar de fumar é uma medida prioritária.
Deixe-nos ajudá-lo nesta decisão de deixar de fumar. Fazê-lo de forma acompanhada é mais fácil e eficaz!
(1) www.ligacontracancro.pt/dia-mundial-sem-tabaco-2021/, consultado a 31MAI2021
MARCAÇÃO DE CONSULTA:
Telf: 301870/313471/211903170/211903166
Email: hfar_utita@hfar.pt
Fonte: HFAR