Reuniões Hospitalares do HFAR – Resultados da Vigilância Epidemiológica no HFAR

O Hospital das Forças Armadas (HFAR) realizou, no passado dia 04 de abril de 2024, mais uma edição das Reuniões Hospitalares do HFAR.

Este evento, que decorreu nos auditórios do HFAR nos Polos de Lisboa e do Porto, com videoconferência simultânea, foi moderado pelo Diretor Clínico do HFAR, Coronel Médico Luís Tátá, e foi dedicado à Comissão de Controle de Infeção do HFAR, que é constituída por 2 grupo de trabalho, um no Polo de Lisboa e outro no Polo do Porto.

A apresentação foi partilhada por ambos os grupos e contou com a participação da Prof.ª Dr.ª Alexandra Suspiro e do Dr. João Lago, em Lisboa, e com a participação da Dr.ª Irene Soares e da Dr.ª Fátima Sousa, no Porto.

A conferência iniciou-se com a apresentação da Comissão, que representa uma Unidade Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (PPCIRA), e que tem como missão a redução da taxa de infeção associada aos cuidados de saúde, a promoção do uso correto de agentes antimicrobianos e a redução da taxa de microrganismos com resistência aos antimicrobianos.

Durante a conferência foram focadas as principais atividades desta comissão, de entre as quais se salienta a Vigilância Epidemiológica, tendo sido apresentados os resultados da Vigilância Epidemiológica de Microrganismos Resistentes, efetuada por ambos os grupos de trabalho, que permitiram avaliar a evolução do padrão de resistência aos agentes antimicrobianos.

A sessão de encerramento, foi efetuada pelo Diretor do HFAR, Comodoro Francisco Gamito Guerreiro, tendo sido salientado o trabalho silencioso, mas muito importante, realizado pela Comissão em prol de todos quantos trabalham ou recorrem ao HFAR.

HFAR, 04 de abril de 2024