Ciclo de Conferências do HFAR

Sessão de Sensibilização (ADFA)

No âmbito do Ciclo de Conferências do Hospital das Forças Armadas (HFAR), realizou-se, no dia 03 de julho de 2024, a 12ª conferência desta iniciativa.
A conferência, moderada pelo Diretor do HFAR, Comodoro Francisco Gamito Guerreiro, decorreu nas instalações do HFAR – Polo de Lisboa, em videoconferência simultânea com o HFAR – Polo do Porto, e contou com a presença do Coronel José Nuno da Câmara Santa Clara Gomes, Presidente da Direção Nacional da Associação dos Deficientes das Forças Armadas (ADFA).
A ADFA foi fundada em 14 de maio de 1974, tem feito um trabalho notável em prol dos deficientes militares, razão pela qual conta com inúmeros reconhecimentos públicos, como são exemplo as condecorações da Ordem do Mérito, atribuída por Sua Excelência, o Presidente da República, Doutor Mário Soares, a Ordem da Liberdade, atribuída por Sua Excelência, o Presidente da República, Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva, e a Ordem do Infante Dom Henrique, atribuída por Sua Excelência, o Presidente da República, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa. A ADFA foi ainda distinguida com o Prémio Direitos Humanos 2015, atribuído pela Assembleia da República.
A ADFA tem como missão assegurar os direitos dos deficientes militares, reivindicando e desenvolvendo condições que possibilitem o pleno exercício da cidadania. Prosseguir com ações de cariz social e contribuir para a resolução das questões dos associados.
Assim, esta Sessão de Sensibilização permitiu entender melhor as diversas problemáticas com que a ADFA se depara e os desafios que enfrenta, para que os seus associados sejam reconhecidos, reabilitados e reinseridos.
Finda a sessão, a audiência colocou algumas questões ao palestrante que permitiram aprofundar a discussão sobre os tópicos abordados, sendo realçando a importância e necessidade de aproximação entre instituições como o HFAR e ADFA.

HFAR, 03 de julho de 2024