Ciclo de Conferências do Hospital – Geração Z nos Serviços de Saúde: Desafios e Oportunidades
No âmbito do Ciclo de Conferências do Hospital das Forças Armadas (HFAR), realizou-se, no dia 7 de fevereiro de 2024, a 9ª conferência desta iniciativa, subordinada ao tema, Diplomacia da Saúde como contributo para a Cooperação.
A conferência, moderada pelo Diretor do HFAR, Comodoro Francisco Gamito Guerreiro, decorreu nas instalações do HFAR – Polo de Lisboa, com transmissão por videoconferência para o HFAR – Polo do Porto, e contou com a presença do Mestre Francisco Pavão, Chefe de Divisão da Cooperação em Saúde da Secretaria-geral do Ministério da Saúde.
Durante a apresentação foi abordada a importância da diplomacia na área da saúde, como contributo para a cooperação técnica e política entre os diversos atores. Para além disso, é hoje aceite internacionalmente que a saúde é uma excelente ferramenta que permite aprofundar as relações entre países ao mesmo tempo que melhora a resposta aos problemas e ameaças de saúde comuns, para além de ser ter como desígnio tornar-se um direito humano efetivo e um bem público global.
Após a apresentação foram colocadas algumas questões ao palestrante que permitiram uma profícua discussão sobre os temas abordados e realçaram a importância dos mesmos no atual panorama internacional em geral e para o Hospital das Forças Armadas em particular.
Fonte: HFAR, 19 de fevereiro de 2024