O Serviço de Patologia Clínica do Hospital das Forças Armadas
Este serviço presta assistência aos doentes/utentes, no âmbito da Patologia Clínica, aos militares dos três ramos das Forças Armadas e respetivos familiares (ADM), aos Deficientes das Forças Armadas, assim como aos beneficiários das Forças de Segurança.
Colabora ativamente no aprontamento sanitário dos militares que vão integrar as Forças Nacionais Destacadas em missões no estrangeiro, bem como, após o seu regresso a território nacional, na verificação e controlo do seu estado de saúde.
Para além disso, garante o apoio ao Serviço de Urgência e aos diversos Serviços de Internamento, 24H/dia, durante todo o ano.
O Serviço de Patologia Clínica é ainda responsável por colaborar nos processos de Seleção e Inspeção, realizando exames a candidatos oriundos dos Centros de Recrutamento da Marinha, do Exército e da Força Aérea. Apoia igualmente a Seleção de Candidatos para a Academia Militar e Escola de Sargentos do Exército, bem como dá apoio ao Centro de Medicina Aeronáutica para ingressos e revisões de pilotos e restante pessoal navegante.
Este serviço é chefiado pelo Tenente-coronel Farmacêutico Manuel Ramalho da Silva, de 53 anos. É Licenciado em Ciências farmacêuticas, Ramo de Análises Clínicas, pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, em 1990. Ingressou no Quadro Especial de Farmácia do Exército em outubro de 1992 e é especialista em Análises Clínicas e em Genética Humana pela Ordem dos Farmacêuticos.