Tomada de Posse da Diretora da Unidade de Tratamento Intensivo de Toxicodependência e Alcoolismo
Realizou-se no passado dia 18 de outubro, na Unidade de Tratamento Intensivo de Toxicodependência e Alcoolismo (UTITA), do Hospital das Forças Armadas (HFAR), localizada na Base Naval de Lisboa, no concelho de Almada, a cerimónia de tomada de posse da Capitão-de-Fragata Médica Naval Andreia Mamede Dias Martins Santos Rocha, para o cargo de Diretora da UTITA, em substituição da Coronel Médica Carla Isabel Proença Mendes.
A UTITA foi criada pela Marinha, no âmbito do projeto “Vencer”, tendo 3 décadas de existência. Começou a ser desenhada na década de 80 e em 1993 efetivou o seu primeiro tratamento.
No decorrer da reforma do Sistema de Saúde Militar foi criado o Hospital das Forças Armadas, ficando a UTITA na sua dependência, desde 2014. A UTITA está integrada, como unidade especializada de tratamento e reabilitação biopsicossocial de alcoolismo e toxicodependência, no programa para a prevenção dos comportamentos aditivos e combate às dependências nas Forças Armadas.
A UTITA disponibiliza os seus serviços a militares e militarizados das Forças Armadas. Como serviço de utilidade pública, a UTITA presta igualmente apoio às forças de segurança, a entidades protocoladas e a utentes que ali recorrem a título particular.
HFAR, 18 de outubro de 2024