I Jornadas de Ética do Hospital das Forças Armadas

Decorreu, no dia 29 de outubro de 2024, no Hospital das Forças Armadas (HFAR), Polo do Porto, com transmissão por videoconferência para o Polo de Lisboa, as I Jornadas de Ética do Hospital das Forças Armadas.
Estas jornadas, presididas pelo Diretor do HFAR, Comodoro Francisco Gamito Guerreiro, foram organizadas em quatro painéis, onde se procurou promover a formação científica dos seus participantes, numa discussão multidisciplinar, criando as condições necessárias para a reflexão e debate de temas pertinentes e com os quais a saúde e sociedade civil se deparam amiúde.
O período da manhã iniciou-se com o tema “Ética e Deontologia”, onde se abordou a história da Ética e foram analisados diversos pareceres de investigação. O segundo painel discorreu sobre “Desafios Éticos-Legais”, onde foi discutido o consentimento informado, assim como o processo de maior acompanhado, ficando o último painel da manhã com a incumbência de refletir sobre “Cuidados de Fim de Vida”, abordando a dimensão clínica e as vertentes legais da eutanásia.
No período da tarde, sob o tema “Direito da Saúde”, foram tratados diversos aspectos relativos ao testamento vital.
O Presidente da Comissão de Ética para a Saúde do Hospital das Forças Armadas – Polo do Porto, Tenente-Coronel Médico José Salazar, encerrou as Jornadas, agradecendo a presença dos oradores e convidados, enaltecendo a importância dos temas abordados e o contributo destas iniciativas para melhorar as múltiplas vertentes dos cuidados hospitalares.

HFAR, 29 de outubro de 2024