Médica do HFAR recebe Insígnia Autonómica de Mérito Cívico durante as Comemorações do Dia da Região Autónoma dos Açores 2024

No decorrer da Sessão Solene Comemorativa do Dia da Região Autónoma dos Açores, realizada no dia 20 maio, na sede da Assembleia Legislativa, na Horta, ilha do Faial, a Tenente-Coronel Médica Raquel Santos, atualmente a exercer funções no Hospital das Forças Armadas – Polo do Porto, foi agraciada com a Insígnia Autonómica de Mérito Cívico, entregue pelo Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro.

As insígnias honoríficas açorianas são aprovadas em Parlamento dos Açores e “visam distinguir, em vida ou a póstumo, os cidadãos e as pessoas coletivas que se notabilizarem por méritos pessoais ou institucionais, atos, feitos cívicos ou por serviços prestados à Região”.

Esta distinção surge da atuação e contributo da Tenente-Coronel Raquel Santos em benefício da comunidade açoriana, enquanto Comandante do Agrupamento Sanitário do Exército, com empenhamento de Módulo Sanitário na ilha do Corvo, nos Açores.

Este Módulo Sanitário esteve na ilha do Corvo durante 9 meses, entre fevereiro e dezembro de 2023, em apoio à população daquela ilha, enquanto decorreram as obras de requalificação na Unidade de Saúde da Ilha do Corvo (USIC).

A Tenente-Coronel Raquel Santos esteve envolvida em todas as fases desta missão de interesse público, desde o seu reconhecimento, projeção, montagem, manutenção, desmobilização, operacionalização das novas instalações e retração.

Esta missão permitiu, que as obras de requalificação da USIC decorressem sem perda de valências clínicas e com manutenção de cuidados de saúde aos corvinos.

HFAR, 22 de maio de 2024